Bruno Maeda

E-mail: bruno.maeda@maedaayres.com

Telefone: +55 (11) 95029-9005

Idiomas: Português e Inglês

INTRODUÇÃO

Com mais de uma década de experiência em Compliance e Investigação, Bruno Maeda é reconhecido como advogado de destaque na área no Brasil e na América Latina.

 

Sua experiência em Anticorrupção e Compliance abrange assuntos como assessoramento a empresas brasileiras e multinacionais em todos os estágios de implementação de programas de compliance, condução de investigações internas e representação perante autoridades. Bruno atuou em diversas investigações internas de alta complexidade, tanto no Brasil como no exterior, para clientes de diferentes setores de negócio, incluindo grandes investigações internas em que houve reporte para as autoridades dos Estados Unidos. Dentre os assuntos significativos em que atuou, Bruno integrou a equipe que liderou a investigação independente conduzida pela Petrobras. Sua experiência também inclui a coordenação de projetos multijurisdicionais abrangendo diversos países na América Latina.

 

Com o sócio Carlos Ayres, Bruno fundou a Comissão Anticorrupção e Compliance do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (IBRADEMP). Atuando como coordenador da Comissão Anticorrupção e Compliance do IBRADEMP, Bruno e Carlos tiveram um papel ativo na promoção da discussão, tanto no Brasil como no exterior, do Projeto de Lei 6.826/2010, aprovado pelo Congresso Nacional em 2013, resultando na Lei Anticorrupção brasileira (Lei 12.846/2013, também conhecida como Lei da Empresa Limpa). Ainda em 2011, no princípio do processo legislativo, Bruno foi convidado para participar da Primeira Audiência Pública da Comissão Especial encarregada de analisar o Projeto de Lei. O relator do projeto reconheceu publicamente sua atuação no processo legislativo, destacando que a participação do IBRADEMP “contribuiu com análise e sugestões tão válidas que foram incorporadas ao projeto de lei”.

 

Bruno é autor de diversos artigos e livros publicados no Brasil e no exterior, incluindo o livro “Temas de Anticorrupção e Compliance”, publicado em 2013 no Brasil, e do capítulo sobre o Brasil no livro “Corporate Internal Investigations: Overview of 13 Jurisdictions”. Ele é palestrante frequente em eventos nacionais e internacionais e professor do curso de pós-graduação em Compliance da Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro.

 

Bruno foi reconhecido como advogado líder por diferentes publicações especializadas, incluindo Chambers (leading lawyer em Compliance no Brasil em 2016, 2017 e 2018 e leading lawyer em Crimes Corporativos & Investigações na América Latina em 2016, 2017 e 2018), Latin Lawyer (Latin American Corporate Counsel Association: Approved in Anti-Corruption and Compliance) e Global Investigation Review.

 

Antes de fundar Maeda, Ayres & Sarubbi, Bruno foi sócio de escritório internacional, onde atuou como coordenador do grupo de Compliance e Investigações na América Latina.

EDUCAçÃO

London School of Economics and Political Science, LL.M

Universidade de São Paulo, Mestrado em Direito

Universidade de São Paulo, Graduação em Direito

Londres, Reino Unido

São Paulo, Brasil

São Paulo, Brasil

TRABALHOS RELEVANTES

• Bruno integrou a equipe que liderou a investigação independente conduzida pela Petrobras para examinar a natureza, a extensão e o impacto dos atos investigados no contexto da Operação Lava Jato.

 

• Coordenou investigação interna relacionada à potencial violação das Leis Anticorrupção e de Licitações para uma multinacional da indústria de equipamentos médicos. O trabalho também incluiu o assessoramento com medidas de remediação e mitigação, incluindo rescisão de contratos com terceiros potencialmente implicados, substituição da administração local, revisão de políticas de compliance e treinamentos.

 

• Assessoramento para uma grande empresa farmacêutica em investigação interna relacionada a possíveis violações da legislação anticorrupção.

 

• Coordenação de investigação em sete países da América Latina envolvendo mais de 60 alegações de possíveis irregularidades para uma multinacional europeia. A investigação incluiu análise de documentos e entrevistas com funcionários da empresa em diversos países. O trabalho também incluiu assessoramento com medidas de remediação.

 

• Bruno coordenou a implementação de programas de compliance para clientes de diferentes setores, incluindo construção civil e tecnologia.

O Escritório

  Nossos Objetivos

  Experiência Governamental

  Reconhecimento

  Nossos Diferenciais

Advogados

Contato

Atuação:

Investigações internas

Revisão e implementação de programas de compliance

Condução de due diligence em terceiros e em operações de fusões e aquisições

Negociação de acordos com autoridades

Certificações (ISO 37.001, DSC 10.000 e Pró-Ética)

Contencioso administrativo e judicial

Direito penal empresarial

Governança corporativa

Prevenção à lavagem de dinheiro

Monitoramento pós-acordo

Prevenção e gestão de crises

Assessoria para Conselhos de Administração

 

Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1700

17º andar - Edifício Plaza JK

São Paulo - SP

Tel: +55 (11) 3578-6665