ERICA SARUBBI

 erica.sarubbi@maedaayres.com
+55 (11) 95784-1202
Português e Inglês

INTRODUÇÃO

Erica Sarubbi possui vasta experiência em questões de Compliance e Anticorrupção no Brasil e internacionalmente. Representou inúmeras multinacionais brasileiras e internacionais em casos com foco em anticorrupção, liderando complexas investigações com ramificações em diversas jurisdições, incluindo a investigação, reporte às autoridades locais e internacionais e negociação dos termos do acordo da Embraer S.A., primeira empresa brasileira a celebrar acordo com autoridades brasileiras e norte-americanas simultaneamente.

Sua experiência também inclui representação de clientes em todos os estágios de investigações internas, risk assessments focados em anticorrupção, implementação de programas de compliance customizados, due diligence pré-aquisição, treinamentos de compliance, monitoramento e testes de controles internos.

Erica foi reconhecida como advogada líder no Brasil em Compliance pela Chambers, e foi reconhecida pela Global Investigations Review como uma das “100 Mulheres em Investigações” e também no ranking “40 under 40 investigations” que lista os 40 advogados abaixo de 40 anos de maior destaque no mundo. Erica possui mais de 10 anos de experiência trabalhando com questões de Compliance.

Antes de fundar o escritório Maeda, Ayres & Sarubbi, Erica foi sócia de escritório internacional, no qual ela foi responsável por liderar diversos casos complexos. Antes disso, Erica trabalhou no Departamento de Compliance de empresa multinacional norte-americana em Chicago, onde teve a oportunidade de auxiliar na implementação de um programa de compliance global.

Erica é advogada licenciada no Brasil (2005) e em Nova Iorque (EUA – 2009).

EDUCAÇÃO

• Northwestern University School of Law, LL.M/K (Chicago, Estados Unidos)
• Northwestern University Kellogg School of Management (Chicago, Estados Unidos)
• Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Graduação em Direito (São Paulo, Brasil)

TRABALHOS RELEVANTES

• Representou a Embraer S.A. em complexa investigação em diversas jurisdições. O trabalho também incluiu negociações com autoridades brasileiras e norte-americanas. Enquanto liderava a investigação, Erica também assessorou a empresa na implementação de medidas de remediação, incluindo melhorias ao programa de compliance.

• Conduziu uma investigação para empresa multinacional da indústria de equipamentos médicos como resultado de alegações anônimas de violação de leis anticorrupção. O trabalho também incluiu negociações com autoridades norte-americanas.

• Liderou a implementação de programa de compliance para uma das maiores empresas farmacêuticas do Brasil. O assessoramento incluiu revisões e preparação de novas políticas e procedimentos internos e também um risk assessment de suas práticas.

• Auxiliou uma empresa de consultoria global com um risk assessment de suas operações no Brasil, além de investigações de potenciais fraudes em licitações públicas no Brasil.

• Auxiliou empresa alemã em negociações de acordo de leniência com autoridades brasileiras como resultado de uma possível violação das leis anticorrupção brasileiras.

• Membro da primeira equipe de monitoramento brasileira, supervisionada por monitor nomeado pelo Ministério Público Federal (MPF) para avaliar as melhorias no programa de integridade e controles internos implementados por multinacional envolvida na Operação Lava Jato. A equipe de monitoramento brasileira atua em conjunto com a equipe de monitoramento americana, que reporta para o Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ).

Voltar