Carlos Ayres

carlos.ayres@maedaayres.com.br
+55 (11) 98711-0591
Português, Inglês e Espanhol

INTRODUÇÃO

Carlos Ayres trabalha, desde 2002, com assuntos relacionados a Compliance, Investigações e representação de clientes perante autoridades, com atuação focada em casos no Brasil e outros países da América Latina. Coordenou diversas investigações internas independentes na América Latina, Europa e África, incluindo investigações resultantes de subpoenas do Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ), da Comissão de Valores Mobiliários norte-americana (SEC) e de outros entes governamentais. Carlos representou diferentes empresas no contexto de Procedimentos Administrativos de Responsabilização e auxiliou empresas de diferentes setores a implementarem e aprimorarem seus programas de compliance.

Nos últimos anos, Carlos representou empresas perante diversas autoridades brasileiras, tais como Ministério Público Federal, Controladoria-Geral da União, Comissão de Valores Mobiliários, Polícia Federal, Tribunais de Contas, assim como perante o DOJ e a SEC nos Estados Unidos.

Carlos é professor do FGVLAW em São Paulo desde 2011, onde leciona nos cursos de pós-graduação em Compliance e Direito Penal Econômico.

Com o sócio Bruno Maeda, Carlos fundou a Comissão Anticorrupção e Compliance do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (IBRADEMP). Atuando como coordenadores da Comissão Anticorrupção e Compliance do IBRADEMP, Carlos e Bruno tiveram um papel ativo na promoção da discussão, tanto no Brasil como no exterior, do Projeto de Lei 6.826/2010, aprovado pelo Congresso Nacional em 2013, resultando na Lei Anticorrupção brasileira (Lei 12.846/2013, também conhecida como Lei da Empresa Limpa). O relator do projeto reconheceu publicamente sua atuação no processo legislativo, destacando que a participação do IBRADEMP “contribuiu com análise e sugestões tão válidas que foram incorporadas ao projeto de lei”.

Carlos é autor de diversos artigos e livros publicados no Brasil e no exterior, incluindo o livro “Temas de Anticorrupção e Compliance”, publicado em 2013 no Brasil. Carlos é palestrante frequente em eventos nacionais e internacionais, tendo palestrado sobre Compliance e Anticorrupção em importantes conferências internacionais, incluindo a Conferência dos Estados Partes na Convenção das Nações Unidas contra Corrupção e na OCDE.

Carlos atuou como expert do Brasil, representando a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, no Comitê Internacional da ISO responsável pela criação da ISO 37001 e foi o líder da delegação brasileira nas discussões da norma. Carlos é instrutor no curso oficial da ABNT sobre a NBR ISO 37001. 

Carlos é reconhecido como um líder na área de compliance por diferentes publicações especializadas nacionais e estrangeiras, incluindo Chambers and Partners; Global Investigations Review; Who is Who; Best Lawyers, Análise Advocacia e Anuário Compliance On Top/LEC.

Antes de fundar Maeda, Ayres & Sarubbi, Carlos foi sócio de um grande escritório de advocacia. Carlos também atuou no escritório de Chicago de escritório de advocacia internacional, entre 2009 e 2010. Em 2010, Carlos Ayres atuou na divisão de Enforcement da SEC em Washington/DC.

EDUCAÇÃO

TRABALHOS RELEVANTES

/

/

/

/

/

+55 (11) 3578-6665
contato@maedaayres.com

Av. Pres. Juscelino Kubitschek 1700
Edifício Plaza JK 15º andar
São Paulo SP

© 2020 Maeda, Ayres & Sarubbi Advogados

+55 (11) 3578-6665
contato@maedaayres.com

Av. Pres. Juscelino Kubitschek 1700
Edifício Plaza JK 15º andar
São Paulo SP

© 2020 Maeda, Ayres & Sarubbi Advogados