EXPERIÊNCIA
Carlos trabalha, desde 2002, com assuntos relacionados a Compliance, Investigações e representação de clientes perante autoridades, com atuação focada em casos no Brasil e outros países da América Latina. Coordenou diversas investigações internas independentes na América Latina, Europa e África, incluindo investigações resultantes de subpoenas do Department of Justice dos Estados Unidos (DOJ), da Securities and Exchange Commission dos Estados Unidos (SEC) e de outros entes governamentais. Carlos representou diferentes empresas no contexto de Procedimentos Administrativos de Responsabilização e auxiliou empresas de diferentes setores a implementarem e aprimorarem seus programas de compliance.
Nos últimos anos, Carlos representou empresas perante diversas autoridades brasileiras, tais como Ministério Público Federal, Controladoria-Geral da União, Comissão de Valores Mobiliários, Polícia Federal, Tribunais de Contas, assim como perante o DOJ e a SEC nos Estados Unidos.
Carlos é professor da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas desde 2011, onde leciona nos cursos de pós-graduação em Compliance, Direito Penal Econômico e Direito Público (FGVLAW).
Com o sócio Bruno Maeda, em 2010 Carlos fundou a Comissão Anticorrupção e Compliance do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (IBRADEMP), que coordenou entre 2011 e 2021. Atuando como coordenadores da Comissão Anticorrupção e Compliance do IBRADEMP, Carlos e Bruno tiveram um papel ativo na promoção da discussão, tanto no Brasil como no exterior, do Projeto de Lei 6.826/2010, aprovado pelo Congresso Nacional em 2013, resultando na Lei Anticorrupção brasileira (Lei 12.846/2013, também conhecida como Lei da Empresa Limpa). O relator do projeto reconheceu publicamente sua atuação no processo legislativo, destacando que a participação do IBRADEMP “contribuiu com análise e sugestões tão válidas que foram incorporadas ao projeto de lei”.
Carlos é autor de diversos artigos e livros publicados no Brasil e no exterior, incluindo o livro “Temas de Anticorrupção e Compliance”, publicado em 2013 no Brasil. Ele também é autor contribuinte do Blog FCPAméricas. Carlos é palestrante frequente em eventos nacionais e internacionais, tendo palestrado sobre Compliance e Anticorrupção em importantes conferências internacionais, incluindo a Conferência dos Países Signatários da Convenção Anticorrupção da Organização das Nações Unidas (ONU) e em conferências da Organisation for Economic Co-operation and Development (OCDE).
Carlos também atuou como expert do Brasil, representando a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), no Comitê Internacional da International Organization for Standardization (ISO) responsável pela criação da ISO 37001 e da ISO 37301 e participou da delegação brasileira nas discussões das normas, além de ser instrutor nos cursos oficiais da ABNT sobre a NBR ISO 37001 e NBR ISO 37301.
Carlos é reconhecido como um líder na área de compliance por diferentes publicações especializadas nacionais e estrangeiras, incluindo Chambers and Partners; Global Investigations Review; Who is Who; Best Lawyers, Análise Advocacia e Anuário Compliance On Top/LEC.
Antes de fundar Maeda, Ayres & Sarubbi, Carlos foi sócio de um grande escritório de advocacia. Entre 2009 e 2010, Carlos também atuou em escritório de advocacia internacional em Chicago. Em 2010, Carlos Ayres atuou na divisão de Enforcement da SEC em Washington D.C.
EDUCAÇÃO
TRABALHOS RELEVANTES
Av. Pres. Juscelino Kubitschek 1700
Edifício Plaza JK 6º andar
São Paulo SP
© 2020 Maeda, Ayres & Sarubbi Advogados
Av. Pres. Juscelino Kubitschek 1700
Edifício Plaza JK 6º andar
São Paulo SP
© 2020 Maeda, Ayres & Sarubbi Advogados