Renato atuou em casos de Compliance e Anticorrupção no Brasil até maio de 2024 pela Controladoria-Geral da União, antes de ingressar no escritório Maeda, Ayres & Sarubbi no final de 2024. Sua atuação inclui negociação de acordos de leniência e preparação de investigações envolvendo multinacionais brasileiras e estrangeiras. Foi ponto de contato do governo brasileiro para resolução de casos em coordenação com autoridades dos Estados Unidos, Suíça e outros países.
Sua experiência inclui busca de soluções pragmáticas para resolução dos casos de corrupção e fraude de maneira global, com compensação de pagamentos realizados em diversos países e ações unificadas das negociações e de processos administrativos de responsabilização.
Dentre os diversos projetos que implementou, foi responsável pela aprovação junto ao governo federal e à sociedade civil dos novos elementos dos programas de integridade, como prevenção do assédio, da discriminação e promoção de responsabilidade ambiental e social das empresas. Além disto, participou da elaboração de guias e procedimentos tanto no Brasil como no exterior sobre efetividade de programa de compliance e compliance em multinacionais. Também atuou na interação com os aspectos criminais e de improbidade administrativa das condutas da Lei Anticorrupção.
Renato possui sólida formação acadêmica em direito anticorrupção comparado, e também como experto avaliador de sistemas anticorrupção de outros países junto à OCDE. É professor de cursos de mestrado da Universidad de Salamanca, Espanha, nas matérias de compliance transnacional, resolução de casos multijurisdição e responsabilidade de pessoas jurídicas.
Renato é advogado licenciado no Brasil.
educação
trabalhos relevantes
Av. Pres. Juscelino Kubitschek 1700
Edifício Plaza JK 6º andar
São Paulo SP
© 2020 Maeda, Ayres & Sarubbi Advogados
Av. Pres. Juscelino Kubitschek 1700
Edifício Plaza JK 6º andar
São Paulo SP
© 2020 Maeda, Ayres & Sarubbi Advogados