assine a nossa newsletter

Anunciada a criação de uma nova agência federal alemã para combate de crimes de colarinho branco

Mariana Cunha e Leonardo Attie

De acordo com matéria do Global Investigations Review (GIR), no dia 25 de agosto, o Ministro de Finanças da Alemanha, Christian Lindner, informou que o país em breve criará uma nova agência federal voltada para o combate de crimes de colarinho branco.

A nova agência combinará funções de investigação de casos de alta complexidade e acompanhamento da implementação de sanções por todo o país, abrangendo a sede da Polícia Federal de crimes financeiros, uma nova unidade de inteligência financeira e um escritório central para o acompanhamento de crimes de lavagem de dinheiro.

O anúncio do Ministro foi feito em meio à realização de críticas de que a Alemanha não possui coordenação adequada em sua forma de investigar e prevenir crimes financeiros, levando a impressão de que o país é visto como um “paraíso” para lavagem de capitais.

De acordo com análise feita pela Financial Action Task Force (FATF), órgão intergovernamental de combate à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, apesar de contar com mais de 300 unidades supervisoras em 16 diferentes estados, a Alemanha sofre de uma falta crítica de recursos para abastecer tais unidades. Além disso, a FATF entende que o país deveria adotar uma abordagem mais proativa em relação à investigação e tratamento de crimes financeiros, o que colaboraria para o aumento de investigações de crimes de lavagem na Alemanha, que no momento conta com um número muito baixo e que parece não ir ao encontro do que se espera de um país com uma economia do tamanho e relevância da Alemanha.

Para mais informações, acesse a notícia do GIR na íntegra em: https://globalinvestigationsreview.com/article/new-german-federal-financial-crime-agency-in-the-works


O presente conteúdo possui finalidade meramente informativa e sem caráter de aconselhamento jurídico. As informações aqui contidas não devem ser utilizadas ou aplicadas indistintamente a fatos ou circunstâncias concretas sem consulta prévia a um advogado. As opiniões aqui contidas são as expressadas pelo(s) respectivo(s) autor(es) e podem não necessariamente refletir a opinião do escritório ou dos clientes do escritório; e estão sujeitas a alteração sem ulterior notificação.

/

/

/

/

/

+55 (11) 3578-6665
contato@maedaayres.com

Av. Pres. Juscelino Kubitschek 1700
Edifício Plaza JK 6º andar
São Paulo SP

© 2020 Maeda, Ayres & Sarubbi Advogados

+55 (11) 3578-6665
contato@maedaayres.com

Av. Pres. Juscelino Kubitschek 1700
Edifício Plaza JK 6º andar
São Paulo SP

© 2020 Maeda, Ayres & Sarubbi Advogados