assine a nossa newsletter

Atlético-MG emite R$ 105 milhões em debêntures: Um marco para clubes-empresa no Brasil

Lucas Togni

Em 27 de setembro de 2024, o Clube Atlético Mineiro (CAM), por meio de sua SAF (Sociedade Anônima do Futebol), é o primeiro clube-empresa no Brasil a emitir debêntures. A emissão foi registrada na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) para captação de R$ 105 milhões. Essa operação representa um passo importante na modernização financeira dos clubes de futebol, oferecendo uma alternativa ao crédito bancário tradicional para captação de recursos.

As debêntures FUT são instrumentos de dívida que possibilitam às SAFs obter recursos com base em receitas futuras, alinhando os interesses dos credores ao êxito financeiro do clube. Regulamentadas pela Lei das SAFs, essas debêntures apresentam diversas vantagens que as tornam uma alternativa atrativa tanto para os clubes quanto para os investidores.

Para aproveitarem as oportunidades desse novo mercado, as SAFs, além de outras medidas, devem adotar práticas de transparência e governança, incluindo auditorias e divulgação de informações financeiras, garantindo conformidade com as exigências legais e regulatórias.

Essa emissão aponta para um novo paradigma no futebol brasileiro, em que as SAFs, regulamentadas pela Lei 14.193/2021, podem explorar o mercado de capitais como fonte de financiamento. O sucesso dessa operação pode abrir caminho para que outros clubes sigam o exemplo, ajudando a resolver o endividamento crônico e promovendo um crescimento sustentável. Com a adesão crescente a esses instrumentos financeiros, o futebol brasileiro tem a chance de modernizar sua gestão e atrair mais investimentos.

Para mais informações, acesse o Anúncio de Início – Oferta pública de distribuição da 1ª Emissão de Debentures do Atlético Mineiro S.A.F.


O presente info possui finalidade meramente informativa e sem caráter de aconselhamento jurídico. As informações contidas neste info não devem ser utilizadas ou aplicadas indistintamente a fatos ou circunstâncias concretas sem consulta prévia a um advogado. As opiniões contidas neste info são as expressadas pelo(s) respectivo(s) autor(es) e podem não necessariamente refletir a opinião do escritório ou dos clientes do escritório; e estão sujeitas a alteração sem ulterior notificação.

/

/

/

/

/

+55 (11) 3578-6665
contato@maedaayres.com

Av. Pres. Juscelino Kubitschek 1700
Edifício Plaza JK 6º andar
São Paulo SP

© 2020 Maeda, Ayres & Sarubbi Advogados

+55 (11) 3578-6665
contato@maedaayres.com

Av. Pres. Juscelino Kubitschek 1700
Edifício Plaza JK 6º andar
São Paulo SP

© 2020 Maeda, Ayres & Sarubbi Advogados