Nossa sócia Fernanda Rovella Bidlovsky e nossa associada Muriel Sotero escreveram, em coautoria com Steven Neuman e Camila Rombaldi, da StoneTurn, artigo publicado no Portal do Conhecimento do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa que debate o monitoramento de programas de compliance e o uso da tecnologia.
Intitulado “Compliance 2.0 – Como otimizar seu programa de compliance através do monitoramento contínuo e uso de tecnologia”, o texto traz breve introdução sobre a expectativa de autoridades brasileiras com relação à análise de riscos e monitoramento contínuo e, em seguida, analisa o papel da tecnologia e data analytics como importantes estratégias de monitoramento contínuo.
De acordo com os autores, o monitoramento contínuo por meio do uso de tecnologia, quando bem estruturado, cumpre seu papel como ferramenta eficaz para o aperfeiçoamento constante do programa de compliance das empresas. Além disso, é uma das principais ferramentas para que as companhias identifiquem possíveis violações precocemente, podendo interromper tais violações rapidamente e tomar as medidas mitigadoras de riscos apropriadas.
A análise na íntegra está disponível na página do Portal do Conhecimento: https://lnkd.in/dmqcc5-n